fbpx
De que forma os sistemas de informação passam ser cruciais para campanhas de vacinação contra a COVID-19
De que forma os sistemas de informação passam ser cruciais para campanhas de vacinação contra a COVID-19
COVID-19

De que forma os sistemas de informação passam ser cruciais para campanhas de vacinação contra a COVID-19

POR Muralis

Com a iminência da disponibilização de vacinas para a COVID-19, teremos a mais abrangente e complexa campanha de vacinação já vista no mundo. Desta maneira, governos e instituições de saúde passam a ter um desafio de planejar com segurança todos os aspectos que uma operação dessa magnitude requer.

Dentre as diversas ações necessárias, o planejamento logístico é um dos principais aspectos a serem considerados para uma campanha de vacinação eficiente. Neste contexto, os Sistemas de Informação (SI), desenvolvidos com tecnologias tais como georreferenciamento, aplicativos móveis, dashboards, relatórios e inteligência artificial, podem ser cruciais para o sucesso efetivo da campanha de vacinação. Pois com os SIs é possível definir o processo de distribuição de vacinas, identificar falhas, apresentar alternativas, entender como está ocorrendo a campanha e até identificar efeitos adversos nas populações.

Logo, é imprescindível que as instituições de saúde e governos consigam:

  • Identificar locais de armazenamento e distribuição da vacina, pois as que estão em fase mais avançada para uso demandam armazenamento a frio, sendo que a vacina da Pfizer e BioNTech, que começou ser ministrada hoje no Reino Unido, demanda um armazenamento a -70 graus Celsius. Ainda se faz necessário mapear características como vias de acesso para veículos que irão transportar as vacinas, acessibilidade para populações vulneráveis, distância até às instalações de produção da vacina, tráfego e capacidade de armazenamento, serão determinantes para um planejamento adequado para armazenamento e distribuição da vacina.
  • Identificar grupos de risco, uma vez que se sabe que não são todas as pessoas que poderão ser vacinadas e não haverá doses suficientes da vacina disponíveis. Assim, a definição dos grupos de risco como, profissionais de saúde, profissionais de atividades essenciais, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e sejam os primeiros a serem imunizados.
  • Observar falhas no acesso e distribuição das vacinas de forma rápida, assim depois do mapeamento e identificação dos possíveis locais de distribuição e armazenamento, e a concentração da população que faz parte do grupo de risco, será possível identificar “gargalos” na distribuição da vacina a grupos prioritários e possibilitar tomadas de decisão para uma rápida resolução do problema.
  • Desenvolver um sistema de controle de vacinas passa ser essencial, já que as vacinas que estão em fase mais avançada de desenvolvimento e apresentam resultados mais significativos demandam que duas doses sejam ministradas para um resultado efetivo. Desta maneira, será necessário um controle rígido para identificar as pessoas que não receberam ou que tiveram ministradas uma ou duas doses. Este sistema também deverá controlar a dose de qual vacina uma pessoa tomou, uma vez que governos poderão trabalhar com diferentes vacinas, tornando-se importante monitorar o momento em que uma dose foi ministrada e quando a próxima dose deverá ser recebida. A capacidade de fornecimento deverá ser conhecida e a mesma deverá ser informada por região. Indicadores sobre a quantidade de pessoas já vacinadas, efeitos colaterais, além de ocorrências no fornecimento, são essenciais para uma gestão eficiente da campanha.
  • Acesso e compartilhamento de informações por diferentes governos, institutos de saúde e população precisam ter acesso às informações. Desta maneira, sistemas de informação que sejam acessíveis em diferentes plataformas passam a ser fundamentais.

Estes aspectos precisam ser considerados no planejamento das campanhas de vacinação, agora em dezembro na Europa (Reino Unido e Rússia) e possivelmente em janeiro no Brasil. Considerando o impacto mundial da pandemia da COVID-19 é esperado que transparência e responsabilidade sejam os principais fatores de atenção.

Muralis Tecnologia

POR Muralis, 08 de de 2020 - 17h15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Design voltado a uma boa experiência do usuário
UX 01 de Dezembro de 2022

Design voltado a uma boa experiência do usuário

Os principais objetivos de uma boa experiência: Introdução Por muito tempo, quando se queria construir um produto, iniciava-se pela solução. Estar focado na solução não é um problema de fato, porém saber como você vai tornar isso compacto, mais eficiente, […]

AWS Organizations
Arquitetura de Sistemas 08 de Novembro de 2022

AWS Organizations

Estrutura Multi-Account de uma organização Embora possamos começar a utilizar os recursos na AWS com uma única conta, é recomendação do Cloud Provider a configuração de múltiplas contas, pois os projetos em uma organização podem crescer em tamanho, volumetria e […]

6º Aniversário da Muralis
Sem categoria 28 de Setembro de 2022

6º Aniversário da Muralis

Em 28 de setembro a Muralis completa 6 anos. Cada ano comemorado tem sido inspirador e decisivo em nossa jornada. Em 2016 decidimos nos dedicar totalmente à Empresa, contando apenas com os estagiários Caio e Zé. Hoje somos um grupo […]