fbpx
Power BI: quais as vantagens de usar essa ferramenta?
Power BI: quais as vantagens de usar essa ferramenta?
Business Intelligence

Power BI: quais as vantagens de usar essa ferramenta?

POR Muralis

Um estudo feito pelo International Data Corporation (IDC) mostra que a produção de dados dobra a cada dois anos. Não à toa, os dados são o “novo petróleo”. Por meio dessas informações é possível mapear comportamentos e prever tendências, por exemplo. Mas o que fazer diante desse oceano de informações?

Muitas empresas até coletam dados, mas sem o manuseio correto não é possível estabelecer metas ou ter insights para melhorar o desempenho e traçar estratégias é neste contexto que o BI se apresenta como uma ferramenta valiosa.

Bussiness Intelligence como aliado nesta jornada

O Business Intelligence, ou BI, é uma tecnologia que tem se tornado indispensável quando falamos em coleta, organização e análise de dados, o que possibilita que diretores gestores usem a inteligência de dados para tomar decisões estratégicas e assertivas.

Uma das formas de implementar essa solução ao seu negócio é por meio do Power BI, uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft em 2015, que trabalha com grandes quantidades de dados vindos de diversas fontes e os transforma em gráficos que podem ser extraídos em tempo real.

Com interface intuitiva, o Power BI pode ser manuseado por usuários não técnicos. A plataforma permite que cada usuário monte painéis pessoais personalizados, reunindo informações de diferentes fontes, graças à grande integração do sistema com diferentes plataformas.

“Com o Power BI é possível percebermos o comportamento do usuário ou cliente, isso por meio da análise de dados coletados ao longo do período. Um exemplo que temos é a Compass Minerals, que passou a usar a tecnologia e conta agora com controle efetivo dos seus investimentos, eficiência na criação dos relatórios, governança, desempenho e escalabilidade”, afirma Rodrigo Rocha, sócio da Muralis.

Vamos agora conhecer algumas vantagens dessa ferramenta.

Formas de acesso

Power BI Desktop: Essa é a alternativa mais popular e recomendada, apesar de não estar disponível para usuários macOS. Uma das vantagens em se usar o Power Bi no desktop é a possibilidade de incorporar mais ferramentas ao dashboard.

Aplicativo móvel do Power BI: Está disponível para celulares ou tablets com os sistemas Apple iOS e Google Android. A maior vantagem dessa modalidade é ter acesso aos dados atualizados em tempo real, ao alcance de suas mãos.

Integração com diferentes soluções

Com o Power BI é possível reunir e integrar dados de inúmeras fontes, como por exemplo Excel, Google Analytics, Mailchimp, Oracle, SQL Service, IBM DB2, Postgre SQL, páginas da internet e muitos outros. As informações são coletadas de forma automática e com poucos cliques é possível limpar e combinar os dados de forma distinta. “A integração é um ponto muito positivo. Ter uma ferramenta que consiga ler diferentes dados e organizá-los de maneira inteligente, independente da fonte, é um grande ganho para as empresas”, comenta o diretor da Muralis.

Relatórios personalizados: insights para o seu negócio

Por meio da integração com diferentes soluções, é possível criar relatórios mais completos e reunir em uma mesma planilha dados financeiros, de produção, desempenho de funcionários, pontuações de satisfação do cliente e indicadores de marketing, por exemplo. Todas essas informações ajudam na hora de tomar decisões estratégicas e assertivas.

Segurança no acesso às informações

Para garantir a segurança das informações, o Power Bi utiliza o recurso Segurança em Nível de Linha (Row Level Security). Isso permite a definição de filtros que irão liberar ou não o acesso a determinados dados.

Dessa forma, o acesso a base de dados é restrito e os dados originais são protegidos, evitando alterações indevidas.

Baixo custo de implementação

Entre as plataformas de Business Intelligence, o Power BI é a que oferece o melhor custo benefício. O Power BI é licenciado por meio de uma assinatura mensal que dá acesso a utilizar uma infinidade de recursos disponibilizados pela plataforma. “Em comparação com as demais ferramentas de mercado, o valor do Power BI é muito acessível”, finaliza Rodrigo Rocha Silva.

O Power Bi também oferece uma versão gratuita, com acesso limitado às funcionalidades.

Quer saber mais? Conheça as soluções que a Muralis pode oferecer para tornar a sua empresa ainda mais eficiente.

POR Muralis, 02 de de 2020 - 17h58

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Uso de drones aliado à tecnologia oferece perspectiva de crescimento para o Agronegócio
Sem categoria 13 de Julho de 2021

Uso de drones aliado à tecnologia oferece perspectiva de crescimento para o Agronegócio

O uso da tecnologia no agronegócio tem se expandido a cada ano. Por ser um segmento que tem como cultura realizar os procedimentos de forma manual, a conexão tecnológica de ponta a ponta oferece a oportunidade de automatizar inúmeras funções […]

Gestão acadêmica: transformando processos burocráticos em operações simples
Arquitetura de Sistemas 02 de Junho de 2021

Gestão acadêmica: transformando processos burocráticos em operações simples

O setor da educação é um dos que mais sofre com pandemia. A mudança brusca do ensino presencial para o online, sem preparo prévio de professores e alunos, é um dos grandes desafios enfrentados, que se tornou menos difícil a […]

Arquitetura de sistemas como estratégia técnica e de negócios para crescer
Arquitetura de Sistemas 23 de Abril de 2021

Arquitetura de sistemas como estratégia técnica e de negócios para crescer

Empresas que têm como base a tecnologia precisam estar atualizadas para se manter competitivas no mercado e expandir seus negócios. A pandemia fez com que o volume de usuários aumentasse de forma abrupta nos canais de atendimento e produtos digitais. […]